fbpx

Pecuária, controle biológico e combate às pragas: qual é a importância da formulação?

Descobrir um novo princípio ativo para o tratamento de uma doença, combater um parasita ou para uso estético, é um caminho árduo e extremamente importante. Entretanto, essa é só a parte inicial. Para que esse princípio ativo chegue até a pessoa, animal ou planta onde será aplicado, é preciso garantir que suas características não sejam perdidas no trajeto ou no tempo que o produto fica na prateleira. Esse é um dos papéis da formulação. 

Incorporar um princípio ativo, químico ou biológico, em uma formulação (creme, líquido, pasta, pó ou outros) com características adequadas, é essencial para que essa solução tenha condições de ser preservada, aplicada adequadamente e tenha sua ação ideal, muitas vezes até otimizada. 

No caso da Decoy não foi diferente. Usamos alguns fungos como princípio ativo para o controle do carrapato e outras pragas animais, como agentes de controle biológico. Mas ainda faltava uma formulação que permitisse a preservação dos fungos, a ação na hora certa e facilidade na aplicação. Para isso, buscamos parceria com a empresa Yosen para desenvolvimento de uma formulação, visando otimização do nosso tratamento. 

Yosen 

Yosen é uma empresa de base tecnológica localizada no Supera parque de inovação e tecnologia de Ribeirão Preto. Pioneira no Brasil na utilização de nanotecnologia utilizando exclusivamente ingredientes naturais, aplicados no desenvolvimento de produtos inovadores para a área da saúde. Desenvolve sistemas de liberação de ingredientes ativos visando proporcionar maior eficiência e eficácia, através de tecnologias inovadoras, naturais e sustentáveis, para as mais diversas áreas e aplicações. 

Tecnologia Ynano: desenvolvida para Decoy 

Através da tecnologia Ynano, a Yosen desenvolve diversas formulações elaboradas para o encapsulamento e proteção dos ativos, de acordo com a necessidade de cada projeto, facilitando sua incorporação em diferentes meios (líquidos, semissólidos e sólidos), melhorando a estabilidade dos ativos (temperatura, pH e enzimas), promovendo maior biodisponibilidade ou absorção dos ativos, assim como proporcionar uma liberação mais lenta e gradual, quando necessário. Todas estas vantagens levam a uma maior eficácia dos produtos, podendo alcançar resultados inovadores e surpreendentes.

A tecnologia Ynano foi aplicada em um desenvolvimento para a empresa Decoy com o objetivo de se obter um meio de transporte ideal para os microorganismos (fungos) viáveis, mas em um estado de hibernação. Assim, quando a formulação é dissolvida na água, ocorre a liberação lenta e gradual dos fungos, saindo de seu estado de hibernação para o estado ativo, realizando a atividade carrapaticida de forma potencializada e gradual. Devido ao tamanho muito reduzido das partículas na formulação e uma dispersão em escala nanométrica, sua aplicação é fácil e efetiva, cobrindo uma superfície de contato muito superior, conferindo a máxima eficácia ao produto.

Outro diferencial importante da tecnologia Ynano aplicada está relacionada a questão ambiental, pois a formulação é constituída apenas de ingredientes naturais, provenientes de fontes vegetais como o Coco e a Palma. 

Com isso, a união da tecnologia inovadora Ynano com a expertise (know how) da empresa Decoy para a produção e purificação de microorganismos para o combate de parasitas, proporcionou uma solução altamente tecnológica, eficaz e sustentável para o combate e prevenção de parasitas em animais.