fbpx

O setor de saúde animal vem se destacando no crescimento nos últimos anos. No ano de 2021, segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), em 2021 o crescimento deste setor atingiu 18%.

 

Esse aumento se deu no período da pandemia onde a demanda externa por proteínas cresceu, enquanto a crise econômica e a alta nos preços afetavam o Brasil.

 

Segundo as estimativas anteriores, a expectativa era de que a alta fosse de 8,4%, porém conforme o Sindan, o que levou a este aumento significativo foram as altas nas exportações de carnes bovinas e suínas, o aumento da demanda por proteínas, melhora na produtividade do setor agropecuário, aumento no número de adoção de pets e relações mais próximas entre animais de companhia e seus tutores, que intensificaram os cuidados com seus animais.

 

Aumento na demanda por proteínas

 

O cenário mundial das exportações de carnes mudou muito nos últimos anos. A pandemia trouxe um aumento significativo na demanda por proteínas.

 

Com mais pessoas em casa, trabalhando em home office e com as crianças longe das escolas, o aumento no consumo de carnes foi bem maior que o previsto. Isso provocou um aquecimento no mercado de saúde animal.

 

A busca por melhorias na eficiência da produção agropecuária, devido a alta demanda foi um impulsionador do setor. Somado a um movimento do mercado de valorização do bem estar dos animais, rendeu um crescimento expressivo ao setor de saúde animal.

 

Mercado pet e saúde animal

 

O setor pet também tem movimentado o mercado. No período da pandemia, houve aumento significativo de adoção de animais domésticos, bem como, os cuidados de saúde destes animais também tiveram aumento, contribuindo para este crescimento.

 

Projeções de crescimento em 2022

 

Segundo projeções, este ano, teremos uma redução no crescimento com relação ao ano passado, embora o crescimento se mantenha acima da média histórica. 

 

Essa redução deve ocorrer, segundo o Sindan, pelo motivo das exportações terem diminuído o ritmo de crescimento, a alta nos custos com insumos que podem impactar os preços dos produtos e o arrefecimento do mercado pet. 

 

As projeções são de que o crescimento atinja em torno de 12% neste ano.

 

Perspectivas para cada setor

 

O mercado de saúde animal vem se destacando a cada ano e as projeções para este ano são otimistas para o setor. O cuidado com a saúde dos nossos animais sejam eles de estimação ou para produção é fundamental para o bom desempenho e desenvolvimento dos mesmos.

 

Separamos a seguir as perspectivas de crescimento para cada setor:

 

. Bovinos: O crescimento esperado para o setor de saúde dos bovinos é de 10,5% para animais sem aftosa.

 

. Aves: Para o mercado de aves, a estimativa de crescimento atinge os 9,9%.

 

. Suínos: O mercado de saúde animal de suínos prevê 13,3% de crescimento.

 

. Equinos: A previsão é de crescimento de 9% para este ano.

 

. Pets: Já o mercado de pets é o setor que apresenta maior alta em comparação com os outros setores. A estimativa é que sejam 16,9% de crescimento.


Send this to a friend